Jogos da Commonwealth Onde: Glasgow Quando: 23 de julho a 2 de agosto de 2026 Katie Archibald ainda pode se ver avançando na reta final para conquistar o bronze na corrida por pontos nos últimos Jogos da Commonwealth em Glasgow. Ela ainda consegue ouvir a multidão e recapturar os sentimentos que teve aos 20 anos no Velódromo Sir Chris Hoy em 2014. “Uma pequena vinheta” é como ela descreve a experiência fora do corpo. “Posso me observar na bicicleta”, disse Archibald à BBC Sport Scotland. "Apenas pedalando o mais forte que posso porque é especial correr em casa. Então, estou realmente ansioso por outra chance nisso." A escocesa encontrou uma vida inteira de alegria e tristeza na década que se passou, mas a esperança é que ela tenha a chance de saborear um pouco mais do passado no próximo verão, quando o evento retornar à sua cidade natal. Archibald, Lauren Bell e Mark Stewart são os três primeiros membros do time de ciclismo Team Scotland a ter suas vagas confirmadas no evento reimaginado e farão parte do maior programa de ciclismo de pista da história dos Jogos.
Mas, dada a sua recente série de azar com lesões - tendo que se retirar dos Jogos de Birmingham em 2022 e das Olimpíadas dois anos depois, pouco antes dos eventos, a nativa de Glasgow se recusa a ficar muito entusiasmada com a perspectiva. “Em qualquer um desses eventos você sente uma pequena mistura de emoção e nervosismo”, disse o bicampeão olímpico de 31 anos. “Este é uma espécie de marco no caminho para o maior dia de corrida que teremos em 2026, então me sinto cheio de frio na barriga. “Fui atropelado por um carro antes de Birmingham e não consegui ir aos Jogos, depois de fazer o anúncio, as fotos, tudo, então há algo no meu peito que me deixa um pouco nervoso.” Bell chegou a Birmingham, mas era uma atleta iniciante no atletismo em 2014. Na verdade, sua memória mais marcante é do heptatlo em Hampden, e não de qualquer coisa no Velódromo. Tendo perdido as medalhas no sprint, team sprint e keirin em 2022, ela está determinada a remediar isso no próximo verão.
“Definitivamente estou lutando por uma medalha e acho que é uma meta alcançável”, disse ela. “Os treinos estão indo bem e estou melhorando com mais experiência.