Genebra - A FIFA anunciou nesta terça-feira (25/11) os procedimentos do sorteio final da Copa do Mundo de 2026, que será realizado no John F. Kennedy Center for the Performing Arts, em Washington DC, Estados Unidos (EUA), no dia 5 de dezembro. Faltando menos de 200 dias para o início do torneio de 48 seleções no Canadá, México e EUA, os nomes dos três países anfitriões e das 39 seleções classificadas foram colocados em quatro potes de 12 seleções cada, com base no Ranking Mundial Masculino da FIFA divulgado em 19 de novembro. Dois vencedores de torneios de playoff e quatro vencedores de playoffs europeus, ainda a serem determinados, serão colocados no pote 4. O sorteio começará com todas as equipes do pote 1 sendo sorteadas para os grupos A a L. O processo continuará com os potes 2, 3 e 4, respectivamente, disse a FIFA. A posição A1 foi atribuída ao México, B1 ao Canadá e D1 aos EUA, enquanto as outras nove seleções melhor classificadas serão automaticamente colocadas em 1º lugar nos seus respectivos grupos.
Para garantir uma distribuição equilibrada das equipes, a equipe com melhor classificação (Espanha) e a equipe com a segunda melhor classificação (Argentina) serão sorteadas aleatoriamente para pistas opostas, e o mesmo princípio se aplica ao terceiro colocado (França) e ao quarto colocado (Inglaterra). A princípio nenhum grupo poderá ter mais de uma equipe da mesma confederação. Esta regra aplica-se a todas as confederações, exceto a UEFA, que é representada por 16 equipas. Cada grupo deve ter pelo menos uma, mas não mais do que duas equipas da UEFA incluídas. Aqui está uma lista das equipes em cada pote: Pote 1: Canadá, México, EUA, Espanha, Argentina, França, Reino Unido, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irão, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita, África do Sul
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, vencedores dos playoffs da Europa A, B, C e D, vencedores dos torneios de playoffs da FIFA 1 e 2.